Clespe

Blog

Fique por dentro!
Ceia de natal para bebês e crianças de até 3 anos: confira nossas dicas de cardápio

Ceia de natal para bebês e crianças de até 3 anos: confira nossas dicas de cardápio

Bebês e crianças também merecem um cardápio especial nas festas, mas livre de sal e açúcar refinado.

É Natal e a mesa cheia de comidas diferentes, frutas coloridas e doces também deixa as crianças com água na boca. Como os pequenos ainda estão aprendendo a se alimentar e desenvolvendo o paladar, eles merecem um cardápio diferenciado. Confira as dicas e as receitas da Dra. Renata Aniceto e a equipe de nutrição, da Clespe – Clínica de Especialidades Pediátricas do ABC.

Bebês até seis meses

Para bebês até seis meses, o ideal é que eles continuem degustando o leite materno com exclusividade. Portanto, não é recomendável dar alimentos, chás, sucos ou outras bebidas para aqueles que ainda não começaram a ingerir alimentos.

Então, a regra é clara: mamães alimentem-se de forma saudável nas festas e divirtam-se com seus bebês.

Bebês na fase de alimentação complementar

É a fase em que os bebês saem do regime de amamentação exclusiva – aos quatro ou seis meses (período considerado ideal pela Sociedade Brasileira de Pediatria).

Bebês que continuarem o aleitamento materno, devem ingerir alimentos sólidos três vezes ao dia; enquanto aqueles que já tiverem desmamado, devem comer cinco vezes ao dia. Todos os bebês nessa fase ainda não devem ingerir sal ou açúcar.

Quando se fala em alimentos sólidos, vale pensar no alimento amassado com um garfo para facilitar a ingestão pelo bebê – não há necessidade de usar o liquidificador para fazer as papinhas.

Você pode usar os ingredientes da ceia, mas antes de serem temperados para o consumo dos adultos. Por exemplo, o peru possui triptofano, que age no cérebro promovendo bem-estar e ajuda no sono; já o peito do chester é rico em proteínas – ambos podem ser servidos desfiados na sopinha ou em cubos pequenos.

Confira abaixo uma opção de papinha doce especial para a ocasião:

Papinha doce do “Papai Noel”

Ingredientes:

  • ½ unidade de maçã, higienizada, sem casca e cortada em cubos pequenos;
  • 3 unidades de lichia, higienizada, sem casca e cortada em cubos pequenos;
  • 1 colher (café) de erva doce higienizada.

Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhar, no vapor, a maçã e a erva-doce até estarem macias. Desligar, descartar a erva doce e esperar esfriar. Adicionar a lichia, separar em porções adequadas ao consumo do bebê e amassar a papa de frutas com o auxílio de um garfo (conforme a faixa etária do seu bebê). Sirva a seguir.

Obs. Você pode substituir a lichia por outra fruta da época de sua preferência.

Crianças de 1 a 3 anos

Crianças nessa idade já podem receber alimentos com pouco sal, mas ainda não devem consumir pratos adoçados com açúcar – o adocicado da própria comida já é o suficiente.

Pequenos entre um e dois anos também podem comer as oleaginosas, ou em bom português, as deliciosas castanhas e nozes. Elas são ricas em vitamina E em minerais como selênio, que garantem energia extra e ajudam no desenvolvimento cognitivo.

Outra estrela da ocasião, as frutas secas também podem ser oferecidas aos pois são fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Evite dar às crianças nessa faixa etária os embutidos, o bacalhau e as oleaginosas salgadas – eles podem sobrecarregar o rim pelo excesso de sódio.

A indicação para o Natal é que meninos e meninas comam um prato completo temperado com pouco sal e depois recebam uma sobremesa sem açúcar. Confira abaixo a nossa sugestão que dá uma cara mais divertida à tradicional salada de frutas.

Salada de fruta no cone

Ingredientes

  • Morango picado;
  • Manga picada;
  • Kiwi picado;
  • Uva;
  • Mirtilo;
  • Casquinha de sorvete.

Modo de preparo:

Higienize as frutas, corte-as e coloque na casquinha de sorvete.

Obs. Você pode usar outras frutas que tiver em casa.

 

Para mais informações sobre a alimentação para bebês e crianças entre um e três anos, entre em contato conosco agora.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Clespe