Clespe

Blog

Fique por dentro!
Mantenha a diarreia infantil longe das crianças neste verão
Little 7 years old boy sitting on toilet. Holding white toilet paper

Mantenha a diarreia infantil longe das crianças neste verão

Saiba como evitar que a diarreia infantil contamine seu filho; e, se ele já estiver
doente, aprenda como ajudá-lo a se recuperar num vapt-vupt

Verão é época de criança correndo e brincando para cima e para baixo, certo?

Também é a temporada da diarreia infantil. A diarreia infantil é adquirida, principalmente, pelo contato com alimentos contaminados, com saliva ou fezes infectadas.

Você, cuidador, deve estar pensando, “mas eu cuido para que minha criança não entre em contato com nada disso”. Sim, mas, nas férias, é comum comer fora e compartilhar brinquedos, portanto, estar bem informado pode ser um santo remédio contra a diarreia infantil.

Se uma criança infectada com diarreia infantil passa a mão com saliva em um brinquedo e outra pegar, já há o risco de se contaminar.

A principal medida de prevenção, portanto, é higienizar bem as mãos das crianças e dos cuidadores após ir ao banheiro ou a troca de fraldas para que elas não contaminem, nem sejam contaminadas pelos vírus;assim como higienizar alimentos e utensílios.

Se ela ingerir uma “maionese” que ficou tempo demais fora da geladeira naquele churrasco de domingo passado, também há risco de ela contrair diarreia infantil.

São bactérias ou vírus que causam a diarreia?

Ela pode ser causada por ambos. Comida meio “passada” pode estar contaminada por bactérias ou mesmo o gelo do isopor do vendedor de água pode ter sido feito com água contaminada.

É importante observar que há vários vírus responsáveis pelo surgimento de diarreia, o diagnóstico correto, assim, só é possível fazer por meio do exame das fezes da criança.

Fala-se muito que a diarreia viral seria causada pelo rotavírus, porém, os casos relacionados a ele acontecem, em sua maioria no inverno.

Independente da causa, se viral ou bacteriana, o tratamento inicial de suporte da diarreia é basicamente o mesmo.

Como tratar a diarreia infantil?

O principal é manter a criança bem hidratada – dê bastante água potável, de preferência mineral ou fervida. Você também pode oferecer bebida isotônica ou água de coco para manter a criança com níveis adequados de sais minerais. A ideia é repor o líquido e micronutrientes perdidos devido à diarreia.

Se a criança também estiver vomitando, o ideal é oferecer pequenos goles de líquidos a cada dez ou quinze minutos.

Não há necessidade de oferecer medicamentos para conter a diarreia, pois o organismo da criança está tentando se livrar de algo nocivo à saúde. Na dúvida, consulte um pediatra sobre a utilização de probióticos para acelerar a reconstrução da flora e funcionamento intestinal.

Nessas condições, a criança, provavelmente, não terá muita vontade de comer, mas ofereça o que ela tiver mais disposição, desde que sejam alimentos de origem conhecida e higienizados de maneira adequada.

É possível que a criança não queira comer durante a pior fase da diarreia, os cuidadores podem respeitar esse desejo, pois não há risco maior para saúde, desde que se evite a desidratação.

Se a criança ainda estiver na fase de aleitamento materno, deve-se continuar com a amamentação normalmente.

É importante lembrar que os sintomas podem durar de quatro a cinco dias até duas semanas. Se houver febre e enjoo, eles devem passar em dois a três dias.

Quando levar a criança com diarreia ao pronto-socorro?

É importante que os cuidadores da criança fiquem atentos para sinais de sangramento nas fezes. Se o sangramento for discreto, não há motivo para preocupação, mas se houver muito sangue ou a criança apresentar sinais de desidratação, avise o pediatra da criança e procure imediatamente o pronto- socorro mais próximo.

Para outras informações sobre a diarreia infantil, entre em contato conosco agora para agendar sua consulta com um dos nossos especialistas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Clespe