Clespe

Blog

Fique por dentro!
Voltar às aulas é fácil, fácil!

Voltar às aulas é fácil, fácil!

Com medidas simples, a volta às aulas deixa de ser sinônimo de “fim da brincadeira” para ser     reconhecida como uma parte gostosa da vida infantil

O calendário não nega: é hora de arrumar a mochila, preparar a lancheira e voltar aos bancos escolares. Tirar a criançada do ritmo de férias para a rotina de estudos requer alguma estratégia dos pais.

Confira as dicas da equipe da Clínica Clespe para que essa transição seja tranquila e feliz para pais e filhos.

1. Ano novo, escola nova Vale levar o seu filho para conhecer a instituição antes das aulas, se possível conhecer os professores e os novos colegas. Vale contar para a criança como foi o seu primeiro dia de aula quando criança, suas expectativas, os amigos que fez já no primeiro e que, às vezes, seguiram por muitos anos.

2. Mude a agenda de forma gradativa – É comum que durante as férias, as crianças convivam com menos regras. Uma ou duas semanas antes da retomada à sala de aula, vale recomeçar a intensificar a organização em casa. Uma boa dica é reforçar a importância de guardar os brinquedos após a brincadeira, os maiores já podem arrumar a cama ou tirar o prato após as refeições e todos, principalmente, devem voltar a dormir em horários mais definidos – assim, ninguém chega sem pique já no início do bimestre.

3. Esquadrão do uniforme – Prepare a mochila e a roupa das crianças na véspera. Assim, ao acordar os pequenos menos tempo será gasto para escolher a vestimenta e sobrará mais para o café da manhã em família;

4. Vai fazer birra? – Pode ser que a criança apele sim para a birra. Respire fundo e dialogue com o seu filho, mostrando compreensão quando for o caso. Uma atitude positiva para prevenir esse comportamento é incluir a criança nos preparativos para a volta às aulas, como escolha do material, do tênis etc.

5. Reforço positivo – É uma delícia começar o ano com roupa nova, um estojo diferente ou um lanche mais caprichado na lancheira! Pequenos toques como esses, tornam a experiência mais leve e divertida.

6. Façam juntos o menu da semana – A hora do recreio merece uma atenção especial. Dê preferência para alimentos in natura ou minimamente processados – a meta é descascar mais e desembalar menos! Leve a criança à feira ou ao hortifruti e planejem juntos o cardápio da semana.

7. Hora de brincar – Não é porque as férias acabaram que seu filho vai ficar com a agenda tão cheia quanto a do presidente da República! É essencial que ele tenha a oportunidade de brincar e de exercitar a imaginação – além de liberar a criatividade, isso é essencial para que ele se alivie das preocupações infantis. E quem faz a lição corretamente, tem direito a mais tempo brincando!

8. Reduza o uso de telas O uso de telas deveria ser restrito a, no máximo, uma hora por dia desde os baixinhos até os pré-adolescentes. Além de garantir o tempo para o estudo e para a brincadeira, esse cuidado ainda ajuda a evitar problemas de visão.

9. Pais & Filhos #partenidadeativa – Uma das coisas que as crianças mais apreciam durante as férias é a oportunidade de passar mais tempo com os pais e a família (avós, primos, tios etc.). Na medida do possível, os cuidadores devem manter a prática de um momento especial com os filhos, pode ser a hora do jantar em família ou andar de bicicleta aos finais de semana. O importante é reforçar o vínculo entre vocês.

Seu filho está mais estressado ou mais resistente do que o esperado com a volta às aulas? Agende um horário agora e converse com um dos nossos especialistas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Clespe